segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Média Ponderada

A palavra ponderada significa pesada. Com isso, esta média é a medida que usamos “pesos”, ou diferenciamos as variáveis por importância. A média ponderada é uma média em que cada valor considerado tem importância diferente entre elas.

A média ponderada é calculada através da divisão da soma do produto das variáveis pelos seus respectivos “pesos” pelo somatório dos “pesos”. Observe os exemplos.

1.1. A média do semestre da Universidade regional do Cariri (URCA) é calculada a partir da média ponderada de duas notas obtidas pelas avaliações durante o semestre, onde a primeira tem peso 1 e a segunda peso 2. Considere um aluno que tenha primeira nota igual a 8,0 e segunda nota igual a 4,0. Qual a
média semestral deste aluno?

Solução Exemplo 1.1:

1.2. A média semestral do Instituto Federal do Ceará (IFCE) é calculada a partir da média ponderada de três notas obtidas pelas avaliações durante o semestre, onde a primeira tem peso 1, a segunda peso 2 e a terceira peso 3. Considere um aluno que tenha primeira nota igual a 8,0, segunda nota igual a 7,0 e terceira nota igual 4,0. Qual a média semestral deste aluno?

Solução Exemplo 1.2:


Utilizando os mesmos casos, mas mudando as posições das notas, observe as modificações na média semestral.

2.1. A média do semestre da Universidade regional do Cariri (URCA) é calculada a partir da média ponderada de duas notas obtidas pelas avaliações durante o semestre, onde a primeira tem peso 1 e a segunda peso 2. Considere um aluno que tenha primeira nota igual a 4,0 e segunda nota igual a 8,0. Qual a
média semestral deste aluno?


Solução Exemplo 2.1:


2.2. A média semestral do Instituto Federal do Ceará (IFCE) é calculada a partir da média ponderada de três notas obtidas pelas avaliações durante o semestre, onde a primeira tem peso 1, a segunda peso 2 e a terceira peso 3. Considere um aluno que tenha primeira nota igual a 4,0, segunda nota igual a 7,0 e terceira nota igual 8,0. Qual a média semestral deste aluno?

Solução Exemplo 2.2: 

Assim, compreendemos o sentido de uma média pondera, onde cada valor tem uma importância, como percebemos: as notas de peso 2 (Exemplos 1.1 e 2.1) e peso 3 (Exemplos 1.2 e 2.2) elas são mais “importantes”. Ou seja, os valores que tem peso maior tem uma maior contribuição no resultado da média ponderada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário