sexta-feira, 6 de maio de 2011

Aula 1 - SPAECE (1° ANO)

D11 – Ordenar ou identificar a localização de números racionais na reta numérica.

Podemos estudar a ordem e identificação da localização de números racionais a partir de duas visões: A representação na reta propriamente dita e comparação entre valores usando-se as desigualdades.

1. Representação na reta

Para representarmos na reta devemos de início separar os números positivos dos negativos, positivos à direita do zero e negativo à esquerda. Devemos lembrar que ao posicionar os números inteiros na reta devemos adotar um comprimento padrão para cadaunidade. Facilita ainda mais que separarmos a reta a cada meia unidade, ou seja, além de ter os números inteiros na reta posicionarmos um valor intermediário entre cada par de valores. Posicionando assim 0,5 entre o 0 e 1, o 1,5 entre o 1 e o 2, o  2,5 entre o 2 e o 3, e assim por diante, não esquecendo os simétricos em relação à origem (-0,5; -1,5; -2,5; ...). Observe:

Após este passo podemos então posicionar os números que desejamos em seus respectivos lugares. Para uma melhor comparação devemos usar a representação decimal de cada número racional em questão. Em casos de número irracionais podemos utilizar aproximações com a quantidade de casas decimais necessárias para realizar a comparação. Vamos posicionar os seguintes valores:


As representações decimais dos valores acima são:

             

Posicionando na reta numérica temos (Clique sobre a figura para ampliar):




2. Comparação
entre os valores ordenando-os através de desigualdades.

Usando os
mesmos valores podemos representá-los na forma decrescente e também crescente.
O que segue:

Em ordem decrescente.


Em ordem crescente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário