segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Plano de Curso do 3º Ano "A", "B" e "C"

PLANO DE CURSO

Observação: A Cronologia dos assuntos lecionados em sala de aula pode ser modificada de acordo com a necessidade real, mas serão ministrados todos os conteúdos da ementa no decorrer do ano letivo.

Professor: Antonio Jakson

EMENTA

Geometria Analítica Ponto e Reta. A Circunferência. Cônicas. Geometria Espacial. Pirâmides. Corpos Redondos: Cilindro, Cone e Esfera. Possibilitar ao aluno desenvolver, entre outras competências e habilidades, a capacidade de ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações: sentenças, equações, esquemas, diagramas, tabelas, gráficos e representações geométricas. Conceitos de estatística. Medidas de Tendência Central. Medidas de Dispersão. Matemática Financeira. Lucro. Descontos. Acréscimos Sucessivos. Juros Compostos. Números Complexos. Polinômios. Operações Fundamentais. Equações Algébricas. Possibilitar o desenvolvimento das habilidades e competências, utilizar as ferramentas matemáticas para analisar situações de seu contorno real e propor soluções, por exemplo, analisando as dificuldades de transporte coletivo em seu bairro por meio de levantamento estatístico, manuais técnicos de aparelhos e equipamentos, ou a melhor forma de plantio da lavoura para a subsistência de uma comunidade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade I: Geometria Analítica

Ponto e Reta

A Circunferência

Cônicas

Unidade II: Geometria Espacial

Pirâmides

Corpo Redondos: Cilindro, Cone e Esfera

Unidade III: Estatística

Conceitos

Medidas de Tendência Central

Medidas de Dispersão

Unidade IV: Matemática Financeira II

Lucro

Descontos

Acréscimos Sucessivos

Juros Compostos

Unidade V: Números Complexos

O Conjunto dos Complexos

Forma Algébrica

Potência de i

Operações Fundamentais

Unidade VI: Polinômios

Identidade de Polinômios

Operações Fundamentais

Equações Algébricas

METODOLOGIA

As aulas deverão se desenvolver através de exposições teóricas dialogadas, trabalhos em grupo, atividades resolvidas e apresentadas pelos alunos. Uso de recursos didáticos analógicos, como jogos, materiais concretos, listas de exercícios, livro didático e de recursos didáticos, também, também digitais, como sites e softwares educativos, como apoio à aprendizagem dos conteúdos ministrados na disciplina. O programa desenvolvido com previsão de horas para realização de atividades de revisão, de avaliação e de recuperação contínua dos conteúdos estudados.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Livro didático de matemática adotado em cada escola profissionalizante

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DANTE, Luiz Roberto, Matemática: Contexto e aplicações. 3ª Ed. São Paulo: Ática, 2008.

GIOVANNI, José Rui. FERNANDES, T. M. e OGASSAWARE, E. L. Desenho Geométrico. Vol1. São Paulo: FTD, 1996.

GeoGebra. HTTP://tele.multimeios.ufc.br/~geomeios/.

http://www.rived.mec.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário