PLANO DE CURSO
Observação: A Cronologia dos assuntos lecionados em sala de aula pode ser modificada de acordo com a necessidade real, mas serão ministrados todos os conteúdos da ementa durante o ano letivo de 2011.
Professor: Filipe Lemos
EMENTA
Problemas envolvendo as quatro operações básicas. Problemas envolvendo médias aritméticas e cálculo de porcentagem, juros simples e compostos. Noções básicas de Lógica e de conjuntos numéricos. Conceito matemático de função, construção de gráficos, e aplicação, a partir da função afim. Estudo das Funções Modular, Exponencial e Logarítmica. Matemática Financeira: Razão e Proporção, Porcentagem, Juros Simples. Sequências. Progressões Aritmética e Geométrica. Possibilitando o desenvolvimento de diferentes competências, dentre outras, frente a uma situação ou problema, reconhecer a natureza e situar o objeto de estudo dentro dos diferentes campos da Matemática.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE IOperações com naturais, médias, porcentagens e juros
Operações com números naturais;
Média; aritmética, ponderada e harmônica;
Cálculo de porcentagem, juros simples e compostos.
UNIDADE IILógica e Conjuntos: Noções e operações com conjuntos
Noções básicas de lógica: proposição, sentença
Noções básicas de lógica: conectivos, implicação lógica, equivalência lógica
Noções básicas de lógica: quantificadores, negação de uma proposição contendo quantificadores
Tipos de conjuntos
Operações com conjuntos: União, Interseção, Diferença
Problemas envolvendo conjuntos
Conjuntos numéricos
UNIDADE IIIFunção: Conceito e representação
Conceito matemático de função
Domínio, contradomínio, imagem
Gráfico de uma função
Função injetora, sobrejetora e bijetora
Função afim: definição e aplicações
Gráfico, raiz e crescimento e decrescimento de uma função afim
UNIDADE IVFunção Modular
Função Exponencial
Função Logarítmica
UNIDADE VMatemática Financeira I
Razão e Proporção
Porcentagem
Juros Simples
UNIDADE VISequências
Progressão Aritmética
Progressão Geométrica
METODOLOGIA
As aulas deverão se desenvolver através de exposições teóricas dialogadas, trabalhos em grupo, atividades resolvidas e apresentadas pelos alunos. Uso de recursos didáticos analógicos, como jogos, materiais concretos, listas de exercícios, livro didático e de recursos didáticos, também, digitais, como sites e softwares educativos, como apoio à aprendizagem dos conteúdos ministrados na disciplina. O programa foi desenvolvido com previsão de horas para realização de atividade de revisão, de avaliação e de recuperação contínua dos conteúdos estudados.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Livro didático de Matemática adotado em cada escola profissionalizante
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
DANTE, Luiz Roberto. Matemática: Contexto e aplicações. 3ª Ed. São Paulo: Ática, 2008.
GIOVANNI, José Rui. FERNANDES, T. M. e OGASSAWARA, E. L. Desenho Geométrico. Vol1. São Paulo: FTD, 1996.
GeoGebra.
HTTP://tele.multimeios.ufc.br/~geomeios/ HTTP://www.rived.mec.gov.br/